O que é o movimento UNIÃO CULTURAL ?

- Quem somos


O Movimento UNIÃO CULTURAL é um grupo de pessoas civis, sem fins lucrativos, sem quaisquer cobranças de mensalidades ou outras taxas obrigatórias, ausente de sectarismo religioso e com neutralidade quanto a partidarismo político, de duração indeterminada, independente de qualquer outra instituição, que serve desinteressadamente à coletividade, com fins culturais, buscando o evolver do conhecimento, o cultivo da paz e o exercício da união, e com representações em vários pontos do mundo, buscando:
- intercâmbio de informações culturais de membros das mais diversas localidades;
- promover campanhas pela fraternidade, cordialidade, respeito, tolerância, cidadania, caridade, cultura, artes, literatura, dentre outras;
- divulgar notícias diversas, curiosidades, textos, convites para eventos em geral;
- disponibilizar espaço aberto para seus membros divulgarem seus projetos, eventos, produções, blog´s, etc.;
- formar um vasto círculo de amigos com objetivos em comum;
- viabilizar e organizar eventos culturais conforme os Núcleos e Seções forem se estruturando;

O Movimento UNIÃO CULTURAL, enquanto organização de união e convivência pacífica entre as culturas, respeita plenamente e cumpre a legislação dos países, estados, províncias, municípios, cidades, condados e/ou territórios onde tiver membros residentes, e Núcleos, Seções, Divisões ou Departamentos constituídos.


- Filosofia


Dentre outros conceitos, buscamos disseminar:
- a busca incessante do CONHECIMENTO;
- a UNIÃO entre os povos;
- a PAZ universal;
- a FRATERNIDADE em nosso meio;
- a procura da LUZ do saber;
- a ESPERANÇA de um mundo melhor;
- o AMOR ao próximo e a humanidade;
- a CORDIALIDADE no dia-a-dia;
- o RESPEITO a natureza e a vida em geral;
- a TOLERÂNCIA para com as divergências;
- a CONVIVÊNCIA salutar na comunidade;
- a COMPREENSÃO do mundo;
- o cultivo da AMIZADE;
- o exercício da CIDADANIA;
- o COMPANHEIRISMO no Movimento;
- a CARIDADE material e moral;
- a IGUALDADE de tratamento no Núcleo;
- o total respeito ao LIVRE ARBÍTRIO;
- a LIBERDADE de pensamento;
- a DEDICAÇÃO ao nosso trabalho;
- o ESTUDO da cultura local;
- o CULTIVO da família;
- a VALORIZAÇÃO de todas as profissões;
- a GENEROSIDADE a quem nos rodeia;
- a TEMPERANÇA em nossos atos;
- a PRESTEZA à sociedade;
- o treino constante da PACIÊNCIA;
- a HUMILDADE perante a ignorância;
- a PERSISTÊNCIA em nossos ideais;
- a necessidade de AGIR por um mundo melhor;
- o anseio pela JUSTIÇA;
- a PRUDÊNCIA nas decisões;
- o uso do conceito de fair play nos ESPORTES;


- Missão


Nossa missão é ao mesmo tempo simples e complexa. Queremos exercitar a UNIÃO e isso pode parecer fácil. E realmente é, se começarmos por onde todos deveriam iniciar – dentro de nós mesmos, cultivando, em nosso interior, a paz, o amor, a caridade, a fraternidade, a compreensão, etc. Depois vem o que nos parece difícil – a UNIÃO DOS POVOS.
Sabemos que a massa é a soma dos indivíduos, e partindo desde pressuposto, buscamos trabalhar o indivíduo criando uma cultura de paz e de união, mesmo que a longo prazo.
Sabemos que para UNIR, é preciso exercitar a TOLERÂNCIA com aquilo que nos é divergente, diferente. Sem a tolerância, a compreensão, o respeito, toda uma proposta de UNIR poderá ficar prejudicada.
Para COMPREENDER e RESPEITAR, precisamos CONHECER. Buscar saber sobre as realidades múltiplas deste nosso planeta imenso, e é justamente neste ponto que entre nossa singela proposta do movimento UNIÃO CULTURAL.
A UNIÃO CULTURAL busca ser uma rede de pessoas, amigos que visam um bem comum: a melhoria de nosso mundo, o amor a humanidade e a preservação de nosso planeta, já tão desgastado pelo infindo egoísmo (des)humano.
Nossa missão é unir forças, conhecimentos, vontade, em prol da ações práticas, campanhas, eventos, que plantem em corações desavisados a importância de cultivarmos os bons sentimentos, as boas ações, a amizade, a esperança.


- História


A cidade de Taubaté, Estado de São Paulo, é o ponto inicial do UNIÃO CULTURAL, com a idealização do grupo e onde, a 29/dez/2010, ocorreu a primeira reunião, evento que inaugurou oficialmente o Movimento, fazendo com que Taubaté tivesse a primeira SEÇÃO da história. Depois seguiram-se São Paulo-SP, Salvador-BA, São José dos Campos-SP, Maringá-PR, Belo Horizonte-MG e Jacareí-SP, que foram as primeiras cidades a ter, no mínimo 3 membros. Os 7 primeiros coordenadores Gerais Municipais foram: Luiz Antonio Cardoso, Darly O. Barros, Cosme Custódio da Silva, Beatriz Galvão, Alberto Paco, Imá Fonseca e Helenita Scherma.

--- no Estado de São Paulo
No Estado de São Paulo o movimento UNIÃO CULTURAL inaugurou a primeira DIVISÃO REGIONAL de sua história, iniciando a estruturação no dia 3, e formando-se no dia 7/jan/2011, com Luiz Antonio Cardoso (Taubaté-SP) provisoriamente ocupando a função de Coordenador Geral Regional.

--- no Brasil
No Brasil – país que é o ponto de partida do UNIÃO CULTURAL – o movimento deve chegar a condição de DEPARTAMENTO NACIONAL (que provavelmente será o primeiro da história) nas próximas semanas. No momento, Luiz Antonio Cardoso (Taubaté-SP) ocupa provisoriamente a função de Assessor Nacional, e Benilson Toniolo (Campos do Jordão-SP) a de membro do Conselho Nacional.

--- no Mundo
Nosso movimento está dando os seus primeiros passos... no Brasil a estruturação está sendo rápida, e pensamos que, logo estará alastrando-se por países de língua portuguesa, e depois, para os de outros idiomas. Já temos representantes na Europa e na América do Norte.

O Movimento UNIÃO CULTURAL possui sua sede à Rua Alice Reinaldo Brandão, nº 358, Jardim Califórnia, no município de Taubaté, Estado de São Paulo, Brasil, e para fins de correspondências, o endereço é:
UNIÃO CULTURAL
A/C Luiz Antonio Cardoso
Caixa Postal nº 119
Taubaté-SP - BRASIL
CEP 12010-970

Para e-mail:
movimentouniaocultural@gmail.com
ou
luizantoniocardoso@gmail.com