domingo, 23 de janeiro de 2011

Concertos - Convite - Música no Museu - Rio de Janeiro-RJ

Concertos de Verão:
Música no Museu
Ordem do Mérito Cultural 2008
Janeiro, fevereiro e março de 2011
Mantendo a tradição de realizar concertos em pleno verão, Musica no Museu abre, em janeiro, a sua temporada 2011.
No primeiro concerto, comemorando o sucesso que fizeram na Índia, teremos João Carlos Assis Brasil, piano, Paulo Pedrassoli, violão e Karla Bach, percussão. Daí seguem-se outros mesclando nomes de expressão com jovens talentos.
Já em fevereiro, integram-se musica clássica e os clássicos do carnaval, mais uma inovação de Musica no Museu. Os clássicos com programas dedicados aos grandes nomes, de Beethoven, Mozart, Bach ao nosso Villa-Lobos, mas também passando pela produção contemporânea brasileira. No dia 8 de fevereiro, o compositor brasileiro Almeida Prado (1943-2010), um dos principais expoentes da música brasileira, será homenageado no dia em que completaria 68 anos, com programa de piano solo inteiramente dedicado às suas obras. O repertório é uma amostragem da sua vasta produção pianística: Cenas Infantis, uma série de obras curtas mas sonoramente inventivas e surpreendentes, Sonata No.7 (Salmo No.19), uma obra intensa e dramática com temática religiosa, Cartas Celestes XIII - O Céu de Macunaíma, uma das últimas obras compostas em 2010 e a última da famosa série baseada nos céus brasileiros, e Toccata da Epifania, que demonstra o brilho do pianismo virtuoso do compositor. O programa será interpretado pela pianista Ingrid Barancoski, uma das principais intérpretes de Almeida Prado.
Esta versatilidade é uma proposta na sua programação de fevereiro e inicio de março.
O Carnaval é uma manifestação cultural que adquire várias facetas, dependendo das características de cada país, região e povo. Máscaras, fantasias e suntuosidade, simbiose de sons, o sacro e o profano se misturando sem choque, além de críticas e sátiras aparecem em animadas paradas e cortejos, surpreendendo a todos. No Brasil, o Rio de Janeiro continua sendo o grande palco da folia, embora ecoe alegria até nos recantos mais remotos do país. Dos antigos entrudos/corsos aos Ranchos, Frevos, Sociedades e famosos bailes até aos atuais blocos de ruas - incluindo os "blocos de sujos" - e "Super Escolas de Samba S.A.", o percurso foi longo e passou por inúmeras transformações. Mas as marchinhas, marchas-rancho, sambas e mesmo outras "experimentações" se eternizaram, ficando na memória da população, revelando estórias, nomes e situações curiosas (e, às vezes, também tristes), pois, afinal, tudo é tema, tudo é Carnaval.
Esperamos por vocês. Sds Sergio da Costa e Silva - Diretor de Musica no Museu - www.musicanomuseu.com.br – tel: (21) 2253-8645.

Nenhum comentário:

Postar um comentário