segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Crônica - Oswaldo Crisante

A NOBRE MISSÃO DE FELIX GUISARD

O toque da sirene que soa religiosamente todos os dias, em memória a nobre missão de Feliz Guisard,, é o marco de nossa história. Hoje se comemora o aniversário de seu nascimento , 22 de janeiro de 1862. Teófilo Otoni (MG), foi o seu berço; e Taubaté o adotou, tornando sua verdadeira morada.
Esta é uma forma de reverenciar um dos personagens mais relevantes de nossa cidade e, que ficou eternizado por ter sido um homem valoroso, que mantinha projetos e idéias que foram além do seu tempo. Enfim, um pioneiro que transformou Taubaté, dando-lhe uma nova roupagem e colocando-a no cenário industrial do país.
Como escreveu a jovem jornalista Claudia Martins: ficou consolidado ”O mito Feliz Guisard” e, até hoje vive nas mentes e corações dos taubateanos. O empresário foi transformado no herói que livrou a cidade da exploração das fazendas de café, que trouxe o desenvolvimento com a modernização da indústria.
Foi vereador e prefeito e, aproveitando o presente recebido do Dr. Renato Granadeiro Guimarães , uma pena de ouro, assinou o seu primeiro ato como prefeito municipal, e proferiu as seguintes palavras: “Assumindo nesta data o cargo de prefeito deste município, seja o meu primeiro ato comunicar a Vossa Excelência e aos demais vereadores que, em beneficio dos cofres municipais, renuncio os vencimentos que por direito me cabem”.
Seu irmão, João Batista Guisard , responsável pelo comando da fábrica velha, foi meu avô., pai de minha mãe Maria Tereza. Hoje, aos 88 anos de idade, ela conta com saudades momentos em que teve contato com Felix Guisard e, recorda com saudades os passeios que fazia em seu automóvel. Ele a levava para passear na hidroelétrica em Redenção da Serra, e nas dependências da chácara, que ficava na avenida Tiradentes --, uma grande extensão de terra na qual incluíam onde hoje é o 5º B.P.M.I. e o Estádio Joaquim de Moraes Filho. Emocionada ela conta que ele era um homem fascinante, estava sempre alegre e de bem com a vida, sendo que quando percorria as dependências da fábrica era reverenciado por seus empregados.
REMINISCÊNCIA: Minha mãe morou numa edícula, no fundo do palacete dos Guisard , que ficava na avenida Tiradentes. Depois nos mudamos para uma casa ao lado da garagem da chácara e, mais tarde na granja, onde se criavam perus e, finalmente, num imóvel ao lado onde hoje é a Policlínica, a cem metros da avenida da Alegria do povo. Lá morei até os quatro anos de idade e, tive a oportunidade de ainda menino, conhecer a chácara e, recordo de um túnel, (que minha mãe me mostrou), que saia da bica d´agua, onde hoje é o campo do ECTaubaté , mas não soube me dizer onde terminava. E muitos outros lugares, inclusive as dependências da fábrica da Companhia Industrial Taubaté, onde fui funcionário no final da década de 50.
O ADEUS- Eu tinha apenas três dias de vida, quando Feliz Guisard deixou esse mundo fenomênico, em dia 29 de março de l942. Minha mãe relembra com detalhes, como se o fato não tivesse se perdido no tempo: A sirene soou mais cedo do que de costume. A alvorada anunciava o raiar de um novo dia. Passava um pouco das 4 horas da madrugada, quando Feliz Guisard se despedia com toda honra e galhardia. A sirene da fábrica apitou e o povo foi às ruas e, os operários choravam como crianças a perda do seu comandante e amigo. Naquele dia um avião espalhou pelos ares pétalas de rosas anunciando a despedida do homem que modificou a vida dos taubateanos.
ALTRUÍSMO- Um empresário de visão, Felix Guisard colocou em prática projetos sociais que foram reconhecidos pela sua grandiosidade. Conhecia a maior parte dos operários pelo nome, criou para os mestres e contramestres casas populares na vila CTI, que ficava nas proximidades da fábrica, para se ter acesso mais rápido ao trabalho. Instalou uma creche, também próxima, para que as mães pudessem amamentar seus filhos. Em Ubatuba fez a Colônia de férias para atender os funcionários da fábrica. Ele fazia questão de acompanhar os operários nas festas. Criou também a cooperativa de alimentos onde os operários faziam suas compras do mês.. Proporcionou lazer a todos, construindo o estádio de esportes (Campo da CTI), e o Clube social , que foi palco de grandes bailes , inclusive de carnavais.
Entretanto, CTI foi a sua paixão Felix Guisard sem dúvida fez a diferença e foi um cidadão que marcou, com letras maiúsculas ,o seu nome na história se perpetuando entre os ilustres filhos dessa terra.

Oswaldo Crisante

Nenhum comentário:

Postar um comentário