quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

UNIÃO - Luiz Antonio Cardoso

Um amigo fez algumas perguntas sobre o movimento UNIÃO CULTURAL, e achei tão boas as indagações que resolvi publicar as respostas para conhecimento geral.
Luiz Antonio Cardoso


Peço que visite, caso não o tenha feito, nosso blog, que criei nesta madrugada:
http://uniaocultural.blogspot.com/
Vamos as questões:

1 - Como e onde surgiu o Movimento?;
O movimento surgiu em Taubaté, numa reunião realizada no dia 29/dez/2010, entre os amigos Luiz Antonio Cardoso (escritor e ativista cultural), José Lincoln Simeão Lopes (professor e estudioso de culturas), Simone Suelene (filósofa, professora e terapeuta humanista) e Eugenio Ribeiro (filósofo e escultor). A idéia de um grupo nos moldes do movimento UNIÃO CULTURAL já estava sendo idealizada a muito tempo por minha pessoa - Luiz Antonio Cardoso - pois buscávamos organizar pessoas com o intuito de um bem comum,

2 - O Movimento tem alguma raiz ideológica ou religiosa?;
O movimento UNIÃO CULTURAL não possui nenhuma raiz religiosa, mas tem como um de seus objetivos disseminar a ideia do bom relacionamento entre as religiões do mundo, propondo, dentre outros princípios, a TOLERÂNCIA para com as divergências. Nós, do UNIÃO CULTURAL, buscaremos respeitar todas as formas de pensar, sejam religiosas, místicas, agnósticas, antiteístas... o importante, para nós, é o bom CONVIVER, a construção de um mundo mais JUSTO, onde as pessoas tenham ESPERANÇA numa sociedade que, com LIBERDADE de pensar, caminhe rumo a um futuro construído com COMPREENSÃO e AMOR AO PRÓXIMO.
Qaunto a raiz ideológica do nosso movimento, não podemos citar uma específica, mas asseveramos que temos influências de diversos pensadores, artistas, literatos e intelectuais que buscam ou buscavam uma sociedade mais fraterna, e também de outros grupos, instituições e organizações que visam o bem comum.
Para fins de curiosidade, temos na Seção de Taubaté, católicos, evengélicos, espíritas, testemunhas de Jeová, agnósticos, rosacruzes, martinistas, estudantes do sicho-no-ie, etc.

3 - Existe estatuto elaborado para nortear as atividades?;
Não temos ainda um estatuto, mas estamos redigindo um Regimento para nosso movimento, que somente ainda não terminamos devido a necessidade de observarmos nossos passos iniciais, que, por certo, nortearão nossas trilhas futuras.
temos alguns princípios, que podem ser tratados como nossa filosofia, que são:
- a busca incessante do CONHECIMENTO;
- a UNIÃO entre os povos;
- a PAZ universal;
- a FRATERNIDADE em nosso meio;
- a procura da LUZ do saber;
- a ESPERANÇA de um mundo melhor;
- o AMOR ao próximo e a humanidade;
- a CORDIALIDADE no dia-a-dia;
- o RESPEITO a natureza e a vida em geral;
- a TOLERÂNCIA para com as divergências;
- a CONVIVÊNCIA salutar na comunidade;
- a COMPREENSÃO do mundo;
- o cultivo da AMIZADE;
- o exercício da CIDADANIA;
- o COMPANHEIRISMO no Movimento;
- a CARIDADE material e moral;
- a IGUALDADE de tratamento no Núcleo;
- o total respeito ao LIVRE ARBÍTRIO;
- a LIBERDADE de pensamento;
- a DEDICAÇÃO ao nosso trabalho;
- o ESTUDO da cultura local;
- o CULTIVO da família;
- a VALORIZAÇÃO de todas as profissões;
- a GENEROSIDADE a quem nos rodeia;
- a TEMPERANÇA em nossos atos;
- a PRESTEZA à sociedade;
- o treino constante da PACIÊNCIA;
- a HUMILDADE perante a ignorância;
- a PERSISTÊNCIA em nossos ideais;
- a necessidade de AGIR por um mundo melhor;
- o anseio pela JUSTIÇA;
- a PRUDÊNCIA nas decisões;
- o uso do conceito de fair play nos ESPORTES;

4 - Existe qualquer forma de registro da organização, ou será feito posteriormente, etc...;
Não temos registro do movimento UNIÃO CULTURAL, a talvez o façamos futuramente. No momento visamos a estruturação do movimento, com ações e campanhas, troca de informações culturais e criação desta rede de amigos. Não descartamos o eventual registro.

5 - A organização pretende direcionar suas atividades para alguma manifestação preferencialmente?( Ex: Literatura);
Nosso movimento é constituído pela diversidade de pessoas, de crenças, de atuações, de culturas, de ideias... como diversidade que somos, penso que não poderemos fixar preferência por esta ou aquela manifestação artística, cultural ou literária, e sim, agrupar os diversos pensamentos e atuar conforme nossas possibilidades... estamos idealizando campanhas sociais, pela fraternidade, pela união, de reciclagem... estamos pensando num concurso literário e de slogan ainda para este ano, e iremos abrir nos próximos dias um concurso de logotipos... na verdade estamos trocando ideias, e todas são bem vindas...

6 - Outras...
O Movimento UNIÃO CULTURAL é um grupo de pessoas civis, sem fins lucrativos, sem quaisquer cobranças de mensalidades ou outras taxas obrigatórias, ausente de sectarismo religioso e com neutralidade quanto a partidarismo político, de duração indeterminada, independente de qualquer outra instituição, que serve desinteressadamente à coletividade, com fins culturais, buscando o evolver do conhecimento, o cultivo da paz e o exercício da união, e com representações em vários pontos do mundo, buscando:
- intercâmbio de informações culturais de membros das mais diversas localidades;
- promover campanhas pela fraternidade, cordialidade, respeito, tolerância, cidadania, caridade, cultura, artes, literatura, dentre outras;
- divulgar notícias diversas, curiosidades, textos, convites para eventos em geral;
- disponibilizar espaço aberto para seus membros divulgarem seus projetos, eventos, produções, blog´s, etc.;
- formar um vasto círculo de amigos com objetivos em comum;
- viabilizar e organizar eventos culturais conforme os Núcleos e Seções forem se estruturando;

O Movimento UNIÃO CULTURAL, enquanto organização de união e convivência pacífica entre as culturas, respeita plenamente e cumpre a legislação dos países, estados, províncias, municípios, cidades, condados e/ou territórios onde tiver membros residentes, e Núcleos, Seções, Divisões ou Departamentos constituídos.
Obrigado pela oportunidade de explicar um pouco mais sobre o Movimento UNIÃO CULTURAL e fico a sua inteira disposição para dirimir novas questões e para receber suas sugestões...

Taubaté, 13 de janeiro de 2011

LUIZ ANTONIO CARDOSO
Coordenador Geral Municipal - Seção Taubaté-SP-Brasil
do Movimento UNIÃO CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário